Como Cuidar de Orquídeas

- O que são orquídeas?
- Porquê cultivar orquídeas?
- Vantagens do cultivo de orquídeas?
- Tipos de orquídeas?
- Como Cuidar de orquídeas?
As plantas conhecidas como Orquídeas além de lindas pertencem a uma família seleta, que representa cerca de 7 a 10% de todas as espécies de flores em todo o mundo. Possui muita diversificação, possuindo cerca de 25 mil espécies naturais e mais de 100 mil híbridos artificiais.
As orquídeas estão bastante presentes no nosso dia-a-dia, mesmo que não vejamos, ou pelo menos não saibamos que elas estão na essência de baunilha (do sorvete) por exemplo, mas principalmente na ornamentação de casas, igrejas e pontos comerciais.
Afinal, se é uma planta tão abundante, “Por quê cultivar orquídeas? ”
As orquídeas já são antigas conhecidas do homem, sendo que os primeiros relatos de sua existência se deram por volta de 3 a 4 mil anos na china e desde então, vem fazendo a alegria das pessoas que as recebem de presente ao longo de gerações, devido a sua delicadeza e exuberância de sua beleza. Se tornou símbolo de requinte e padrão social elevado.

Apesar de suas espécies serem abundantes, sua reprodução e cuidados exigem técnica, e dedicação, uma vez que são plantas delicadas, e sensíveis a fatores como luminosidade, umidade e temperatura.
Isso faz com que o cultivo de orquídeas se torne uma arte, entretanto, é uma paixão crescente que contagia cada vez mais pessoas que desejam embelezar suas varandas e perfumar a casa com as mais variadas espécies de orquídeas.
Cuidar de orquídeas é uma verdadeira terapia àquele que se dispõe a ter uma vida saudável, cercado de plantas belíssimas, respirar ar puro e controlar a ansiedade, haja vista que os cuidados com orquídeas renovam os ares e se torna um ótimo “Hobby”.
Mercado das Flores Ornamentais
Além do mais quem decide cultivar orquídeas pode ter encontrado Uma Galinha dos ovos de ouro, ou devo dizer: “Uma planta das flores de ouro”. As orquídeas são ótimos presentes quando cultivados em vasos e possuem um alto valor agregado.
Sua procura ocorre o ano todo, sobretudo em épocas festivas como dia dos namorados, natal, aniversário, casamentos e etc. É uma ótima fonte de renda e tem um público muito diversificado, desde jovens até os mais idosos, todos adoram orquídeas!
O mercado de flores ornamentais no Brasil, movimentou R$ 5,22 bilhões no ano de 2013 e tem um crescimento anual de mais de 8%, segundo o SEBRAE, sendo que a venda de orquídeas é uma das maiores responsáveis por esse crescimento expressivo, uma vez que já se popularizou no gosto dos brasileiros e o país é reconhecido mundialmente por sua produção
Algumas espécies de orquídeas
Como cuidar de orquídeas
As orquídeas são plantas delicadas e seus cuidados dependem de alguns fatores, dentre eles o principal: Qual o tipo de orquídea será cultivado?
Segundo Decker, as orquídeas ornamentais são agrupadas em orquídeas Epífitas (moram nas árvores) e terrestres (crescem no húmus e detritos orgânicos).
Os cuidados com as orquídeas são baseados na reprodução mais fidedigna possível das condições as quais elas se encontram na natureza, em seu habitat de origem.
Sendo assim, determinaremos todos os elementos (luminosidade, temperatura, umidade, controle de pragas e doenças e etc) tomando por base as condições naturais específicas a cada espécie de orquídea.
São escolhas que vão desde o tipo de vaso (no caso das orquídeas terrestres), o tipo de substrato, uso de adubos químicos ou orgânicos, métodos de propagação (reprodução) das mudas de orquídeas, tipos de viveiros caseiros.
Ou seja, temos uma infinidade de possibilidades a serem exploradas no cultivo de orquídeas em casa ou mesmo comercialmente.
Nosso site: Como cuidar de orquídeas
Pra você que é um amante da floricultura, ou deseja se tornar um floricultor de fim de semana criamos esse espaço com a finalidade de dividir com vocês técnicas, dicas e tudo que conseguimos aprender para facilitar a sua criação de orquídeas caseiras, de forma prática e com o mínimo de custo possível.

Uma vez que é uma atividade prazerosa e rentável a medida que se domina as técnicas e “macetes” para melhorar as suas orquídeas. Tornando-as no padrão comercial.
Enfim, aqui divulgaremos tudo o que houver de mais atual nos cuidados de orquídeas, utilizando métodos inovadores e… volto a repetir com baixo custo. Priorizando a criatividade e o “faça você mesmo”.
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que está rolando no mundo das orquídeas e outras flores! Face Insta Twitter
Deixe sua sugestão nos comentários, um forte abraço e até a próxima!